5 vantagens em streaming de rádio on-line

Publicidade
12/18/2023
Publicidade

Hoje, a rádio on-line utiliza plataformas de streaming para transmitir conteúdos ao vivo e gravados, tornando - se um meio importante a ser levado em consideração no planejamento de marketing digital.

O público está cada vez mais consumindo conteúdo via streaming de rádio, graças à indústria da música, podcasts e a conectividade que permite escutar rádios on-line ou os famosos podcasts a qualquer hora e lugar. 

Definindo tendências

As tendências em streaming de áudio abrangem um grande número de pessoas que estão produzindo conteúdo e consumindo ao mesmo tempo:

  • Existem mais de 700.000 podcasts ativos e mais de 29 milhões de episódios em todo o mundo, abrangendo categorias como cultura e sociedade, negócios, notícias, política, humor, ciência, cultura geek, e saúde.
  • Em termos macro, na América Latina, o Chile ocupa o primeiro lugar com 85% na taxa de crescimento, seguido pela Argentina com 55,28% e Peru com 49,1%. No Brasil, o podcast O Assunto, é o programa mais baixado na América Latina. 
  • Finalmente, estima-se que o mercado global de rádio na Internet cresça para 3,9 trilhões de dólares até o final de 2020, um crescimento de 18,5%. Em 2025, estima-se que chegue a 5,6 bilhões de dólares, evidenciando a oportunidade desse mercado para os meios de comunicação.

As vantagens no streaming de rádio

Para entender um pouco mais sobre esse fenômeno, a seguir nos aprofundamos em algumas características e vantagens do streaming de rádio on-line.

1. Fácil acesso

Como as antenas que transmitem sons não são mais necessárias em um determinado alcance territorial, as pessoas agora têm maior acesso, proporcionando-lhes os canais pelos quais podem ouvir.

Da mesma forma, os dispositivos digitais tornam o acesso à rádio on-line mais fácil e rápido, com apenas alguns botões, fenômeno potencializado pela tendência plug-and-play .

2. Alcance global

Se esforçar para ouvir programas de outros países é coisa do passado. Graças ao streaming de rádio on-line, hoje qualquer usuário pode ouvir conteúdos de rádios do mundo todo através de seus smartphones, sem pagar nada por isso.

Assim, surge a situação de que muitos ouvintes podem ser de um ou mais países, permitindo que os meios de comunicação alcancem audiências muito maiores.

3. Otimização de recursos

Criar, manter e administrar uma rádio não exige necessariamente a contratação de toda uma equipe interna, longe disso.

Atualmente, existem plataformas e soluções de streaming áudio altamente intuitivas que permitem a gestão multimedia on-line de forma simples e rápida, otimizando recursos, tanto ao nível de investimento inicial como ao nível de  manutenção do tempo.

4. Publicidade eficaz

Adicionar publicidade on-line ao conteúdo de streaming é uma grande oportunidade para as empresas, já que a rádio em geral atinge um público mais personalizado, o que se traduz em maior fidelidade.

Além disso, a rádio on-line permite a inserção de anúncios por compra programática, tecnologia que, em resumo, facilita o alcance de públicos mais personalizados. Consequentemente, a publicidade e os anúncios tendem a ter uma melhor recepção por parte dos ouvintes.

5. Possibilidade de monetizar

Rentabilizar um podcast ou rádio on-line é possível graças ao que é conhecido como anúncios de áudio. Alguns dos formatos que permitem monetizar o conteúdo de rádio são anúncios de áudio ao vivo (Dynamic Ad Insertion) ou pre-rools.

Como se não bastasse, muitos desses canais de publicidade são atualmente uma tendência crescente, que está principalmente relacionada aos novos hábitos de consumo do público.

Serviço de streaming

Para os meios de comunicação que necessitam de ajuda na gestão de conteúdos de rádio on-line, existem soluções como a plataforma Mediastream Áudio, que facilita a publicação de episódios e gestao completa de conteúdos ao vivo, on demand e podcasts, proporcionando segurança e estabilidade do sinal, entre outras vantagens.

Para saber mais sobre a nossa plataforma para Áudio clique aqui.

Recomendados