Em 2020 muitas pessoas aproveitaram o confinamento social para obter novos conhecimentos, melhorar talentos ou aprender novos hobbies no conforto de suas casas por meio de plataformas que utilizam streaming para distribuir conteúdo.
É o caso da Cogna Educação, maior companhia de ensino privado do Brasil e uma das principais organizações educacionais do mundo. Com mais de 1 milhão de alunos, a Cogna utiliza plataforma e soluções Mediastream para gerenciar e distribuir vídeos de aulas gravados e para transmissões ao vivo que atingem milhares de alunos conectados simultaneamente.
Outro exemplo de sucesso é a Platzi, uma plataforma de ensino on-line reconhecida mundialmente, que possui mais de 700 cursos relacionados à tecnologia e usa a Mediastream desde o seu início. Este ano a Platzi teve um crescimento de mais de 40% durante os primeiros meses da pandemia.
“Nunca no meu modelo de negócio houve a possibilidade de que, de um dia para o outro, todas as pessoas interessadas em aprender fossem diretamente para a educação on-line, pensávamos que aos poucos isso iria ganhando terreno, mas nunca que fosse acontecer assim tão drásticamente”, explica Christian Van Der Henst, co-fundador da Platzi para a Forbes México.
A indústria da educação on-line e E-learning, já tem mais de 20 anos e desde 2000 cresceu mais de 900% no mundo, e segundo a Forbes o mercado ultrapassará 325 bilhões de dólares em 2025.
Independentemente da pandemia do novo coronavírus, os benefícios da educação à distância são múltiplos. O Research Institute of America afirmou que o e-learning aumenta as taxas de retenção de conhecimento em até 60%, enquanto as taxas de retenção de aprendizagem presencial são baixas, em média 8% a 10%.
O desemprego forçado pela pandemia significou para muitos a perda temporária ou permanente de suas ocupações. É por isso que muitas pessoas vêem o confinamento como uma oportunidade para adquirir conhecimentos que irão melhorar suas oportunidades de trabalho ou de recolocação profissional.
Quando a pandemia passar, a educação on-line continuará a crescer em número de usuários e as empresas irão perceber os benefícios de acessar o aprendizado usando as vantagens da tecnologia.