A tecnologia por trás da compra de mídia programática tornou mais fácil, por um lado, que as empresas se tornem mais conhecidas na internet e, por outro lado, que a mídia monetize seus espaços digitais por meio da publicidade.
O que é compra de mídia programática e como funciona? Se fazemos parte de um meio de comunicação, como podemos fazer o uso correto da ferramenta? E quais conceitos devemos entender para começar a implementá-la?
É definida como a aquisição em massa de espaços publicitários - na forma de imagem, áudio ou ambos - em mídia digital via automação, para a qual é necessária uma plataforma de software conhecida como Data Management Platform.
Em outras palavras, esse mecanismo permite que os anunciantes alcancem seu público alvo na Internet de maneira mais inteligente e otimizada. A região na qual a mídia e os anunciantes se conectam é conhecida como o ecossistema programático de compras.
Para entender melhor seus diferentes métodos de operação, precisamos primeiro abordar alguns conceitos-chave, pois não há uma maneira única de usar a compra programática.
Os Real Time Bidding podem ser traduzidos como "lances em tempo real" e constituem um tipo específico de compra programática. Ou seja, todos os RTBs são compras de mídia programáticas, mas nem todas as compras programáticas são Real Time Bidding.
Durante o processo de compra do espaço de publicidade digital, um valor é atribuído. Assim, quando um consumidor entra em um meio que faz parte do ecossistema programático de compras, seus espaços publicitários aparecem imediatamente e os anunciantes se interessados no perfil deste consumidor durante o tempo que estiver conectado (via site, rádio on-line, plataforma audiovisual e etc). Quem vence no "leilão" ocupa o espaço publicitário.
Existem vários conceitos que dão vida ao mundo das compras programáticas, sendo a Data Management Platform uma das mais importantes.
Plataforma de Gerenciamento de Dados (DMP) Consiste em uma plataforma de gerenciamento alimentado a partir dos dados coletados do consumidor vindos de diversas fontes (servidores web, banco de dados, CRM) que permitem às empresas de publicidade identificar segmentos de seu público-alvo, tornando possível direcionar corretamente suas campanhas publicitárias em mídia digital, tudo feito por meio de processos automatizados.
Outros conceitos essenciais das compras de mídias programáticas
Essa tecnologia mais recente é o que permite à mídia divulgar seu inventário de espaços de publicidade digital, o que nos dá a possibilidade de monetizar nossas plataformas. Uma das melhores alternativas para conseguir isso é através de uma plataforma OTT (Over the Top). A Mediastream oferece soluções completas para a criação de uma OTT de sucesso.
Graças à segmentação de campanhas e à automação de processos, é mais fácil para os anunciantes alcançarem a meta esperada e mais lucrativo para os meios de entrega de conteúdo audiovisual por meio de plataformas online.