Na Mediastream, somos apaixonados por tecnologia e aplicamos em nossos serviços o estado da arte em cada elemento. Além disso, estamos cientes dos importantes avanços que a tecnologia vem acrescentando ao mundo do futebol, dentre os quais destacamos alguns abaixo.
O VAR
Amado e odiado, o VAR (Video Assistant Referee) é uma realidade na Rússia 2018, onde os árbitros podem rever as jogadas em vídeo e tomar a decisão depois de ver as imagens.
Como funciona a tecnologia VAR
O VAR é composto por 4 árbitros assistentes que visualizam todos os ângulos imagináveis do jogo, em todos os momentos, e podem ajudar o árbitro principal a penalizar as infrações cometidas pelos jogadores, se este solicitar.
Durante cada jogo, o VAR tem acesso a 33 câmeras diferentes, incluindo 8 super slow motion, 2 ultra-lentas, 2 câmeras Ultra-HD e 2 câmeras inteligentes projetadas especificamente para detectar quando um jogador está fora de jogo.
Além das câmeras normais, o árbitro tem acesso ao sistema 3D de impedimento, com um sistema de olho de gavião ou Hawkeye (como o usado no tênis), onde tecnologia laser é usada para sobrepor uma grade virtual de linhas externas dentro do jogo no campo. A grade é meticulosamente calibrada tanto pelo Hawkeye quanto pela FIFA antes de cada jogo, para que o árbitro possa tomar suas decisões com a confiança de que, se um jogador estiver fora do jogo, a decisão é 100% correta.
Transmissão em 4K
Neste ano mais pessoas estão assistindo a Copa em 4K, uma resolução consideravelmente maior que o vídeo em Full HD (1080p) usado até agora.
Em uma proporção de 16: 9, mais conhecida como formato widescreen, contém quase 4 vezes mais pixels do que 1080 de Full HD. Também possui HDR (High Dynamic Range), que permite ser visto com melhor contraste e maior fidelidade e intensidade nas cores.
Para desfrutar de uma transmissão em 4K secdeve levar em conta vários fatores que influenciam: a taxa de bits da transmissão, a velocidade de download da internet contratada (mínimo de 15 Mbps) e, finalmente, o dispositivo a partir do qual você está visualizando o conteúdo. Para mais informações, leia o post sobre o que fazer para ver um bom streaming.
Telstar 18
A Telstar 18 é a bola oficial da Copa do Mundo e tem a particularidade de incluir um chip NFC (Near Field Communication) e que em sua versão doméstica permite que os usuários interajam com a Copa usando um dispositivo móvel.
Os usuários que baixam o aplicativo e apontam para a bola podem acessar conteúdo exclusivo da Adidas e da Copa do Mundo da Rússia 2018, também identificam a localização da bola, acessam dados específicos como velocidade, distância percorrida ou ângulos de rotação.
Realidade virtual
DirecTV desenvolveu um aplicativo de VR (virtual reality) que permite aos usuários experimentar os jogos como se estivessem em seu próprio campo de futebol. Os espectadores podem acompanhar os jogos com tecnologia 360 ° do celular e com lentes disponíveis para essa tecnologia ou usando o Google Cardboard.
Se você deseja manter-se informado sobre os últimos lançamentos tecnológicos inscreva-se em nosso boletim informativo e receba notícias da Mediastream.