Podcast é uma publicação digital em formato de áudio ou vídeo. Sua transmissão possui regularidade e conta com a facilidade de baixar, armazenar e compartilhar o arquivo. O termo podcast é um acrônimo para as palavras Pod, que se refere ao iPod, player da Apple, para o qual os primeiros programas foram transmitidos.
Para que serve e como é feito?
Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento e entrega de conteúdo útil para que seja facilmente consumido. A estrutura do podcast é semelhante à de um programa de rádio: possui um apresentador que desenvolve o tema, sozinho ou acompanhado, e às vezes, inclui música ou publicidade. Como no rádio, para funcionar, deve seguir uma metodologia de trabalho que implique:
Compartilhar
Além disso, é necessário que sejam cumpridos alguns requisitos técnicos que incluem: o uso de computador (na ausência um smartphone), microfone e fone de ouvido, além de software para edição e um site que ofereça hospedagem e armazenamento.
Podcasting: Gerenciamento de conteúdo
Para gerenciar e distribuir corretamente os podcasts é necessária uma plataforma tecnológica como a Mediastream Platform, que permite ao criador do programa publicar corretamente seu conteúdo, editar, gerenciar, distribuir, gerir publicidade, receber estatísticas, entre outros recursos.
Estas plataformas permitem que os usuários acessem o conteúdo de um computador, smartphone ou qualquer dispositivo que tenha um player e esteja conectado à Internet.
Por outro lado, se um sistema de organização, ou RSS, for usado reforçamos a entrega dos arquivos facilitando a assinatura dos programas automaticamente, sendo possível aproveitar o conteúdo on-line por meio de streaming ou via download.
O processo de preparação e distribuição de arquivos de áudio nesse formato é conhecido como podcasting, enquanto as pessoas responsáveis por realizar todas essas tarefas são chamadas de podcasters.
Por que o podcast está tão popular?
Além da possibilidade de distribuição e assinatura, que leva o conteúdo diretamente ao público, parte do sucesso e da popularidade que o podcast alcançou se deve às muitas vantagens e benefícios que ele oferece que podem ser divididos entre o criador de conteúdo e ouvinte.
Para o criador de conteúdo
A produção e disseminação de um podcast é simples e não requer equipamentos sofisticados.
Traz originalidade: apesar de seu grande sucesso, é um mercado que está crescendo e conta com cada vez mais ouvintes.
Visibilidade, credibilidade e autoridade: o podcast alcança um público amplo, tornando os criadores de conteúdo uma referência para o tema específico que aborda.
Novas receitas: através do podcast é possível receber recursos através de patrocínios ou promoção de produtos e serviços.
Para o consumidor
Acessível: geralmente é um serviço gratuito e, embora haja exceções, nunca são caros.
Flexibilidade: o podcast não possui uma programação de transmissão rigorosa, ele se adapta às rotinas e jornadas, e não o contrário.
Transferível: não existe necessidade de estar conectado à Internet para ouvir, o áudio pode ser baixado e arquivado para consumo posterior.
Agora que sabemos exatamente o que é um podcast e o que é um podcasting, para que serve e como é feito, podemos incluí-los com segurança em nossa estratégia de conteúdo, com entrevista, editoria de notícias ou um tutorial, e assim conectar-se de maneira orgânica com o público que queremos atingir.
Te convidamos a conhecer o Emisor Podcasting, plataforma Podcast lançada pelo grupo 13 de rádios, desenvolvido pela Mediastream, que trabalha com o administrador de podcast, Mediastream Platform.
Todos os seus programas e podcasts online a um clique do seu player, organizados para oferecer a melhor experiência ao usuário. Confie na Mediastream como sua parceira de negócios.