Antes da COVID-19, o e-commerce era reservado para certas categorias de produtos ou serviços, como aparelhos eletrônicos e viagens, mas durante o ano passado vimos muitas empresas se adaptando a essa tendência. Resolvendo a necessidade de vender no meio da pandemia, eles trouxeram todos os tipos de produtos para a web, e hoje é possível comprar de tudo sem sair de casa.
Assim, novos formatos de comercialização na internet surgiram, como é o caso do Live Shopping, estratégia que começou na China em 2016 mas que durante 2020 vimos que cresceu no mundo e na América Latina e já existem muitas experiências do tipo.
O Live Shopping é uma estratégia de vendas que envolve a conexão de uma transmissão de streaming de vídeo com e-commerce. Assim, quem participa da venda on-line interage na transmissão, na qual são apresentados produtos ou serviços que podem ser adquiridos diretamente, sem a necessidade de sair da transmissão.
Essa estratégia conecta a tendência de streaming de vídeo com os reviews de produtos, que não são novidade na rede e que os youtubers já fazem há anos, mas com a possibilidade de comprar sem sair da transmissão.
O sucesso é já é tão grande que a Amazon habilitou um canal exclusivo para o Live Shopping, que está disponível 24 horas por dia.
No Chile, nosso cliente Cheil fez o lançamento do Samsung Galaxy S21 com uma poderosa campanha de mídia convocando os clientes para estarem entre os primeiros a comprar o telefone através de um Live Shopping e ter acesso a prêmios e surpresas exclusivas. O evento reuniu milhares de pessoas ligadas à tecnologia e durante a transmissão todos os equipamentos destinados a esta live foram vendidos.
O Live Shopping veio resolver um dos grandes problemas do e-commerce que é a falta de confiança na hora de comprar um produto. Ao aparecer uma pessoa que transmite segurança, ela passa credibilidade à marca e isso aumenta a decisão de compra.
Por isso, uma das principais recomendações é que seja uma pessoa simpática, pode ser um influenciador, uma celebridade ou um gerente comercial, que deve esclarecer todas as dúvidas dos participantes durante a transmissão.
Outra recomendação importante é gerar uma comunidade em torno da venda, por exemplo, com acesso limitado apenas aos primeiros cadastrados, ou a clientes que atendam a determinados requisitos. Ele deve ser recompensado com preços ou promoções especiais que só podem ser acessados durante aquela promoção especial.
É preciso criar expectativas sobre o evento, agendar com antecedência o horário e a página onde será feita a venda e reforçar o convite para participação nos diversos meios de comunicação da marca, como redes sociais e mailing.
Por fim, é fundamental ter uma plataforma que permita o Live Shopping, não só para divulgar produtos e serviços, mas também para se conectar ao e-commerce e estar preparado para enfrentar o alto tráfego de usuários que acessam o vídeo ao vivo.
É por isso que na Mediastream trabalhamos com o Módulo Next Event, que permite criar landing pages personalizadas para cada evento, com a possibilidade de incluir o Live Shopping. Nela, os produtos são carregados previamente e durante a transmissão o administrador pode adicionar, remover ou destacar cada um deles.
Os usuários que acessam o evento podem interagir no chat e ao clicar no produto são direcionados ao e-commerce, sem sair da transmissão, para concretizar a venda.
Se você tiver dúvidas e quiser ver o Live Shopping em operação, não hesite em nos contatar para agendar uma reunião com nossa equipe clicando aqui.
Não deixe de explorar as possibilidades de aplicar esta estratégia de tecnologia ao seu negócio.